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1ª Idade – Confiança vs Desconfiança - dos 0 aos 18 meses

Durante o primeiro ano de vida a criança é substancialmente dependente das pessoas que cuidam dela requerendo cuidado quanto a alimentação, higiene, locomoção, aprendizado de palavras e seus significados, bem como estimulação para perceber que existe um mundo em movimento ao seu redor. O amadurecimento ocorrerá de forma equilibrada se a criança sentir que tem segurança e afecto, adquirindo confiança nas pessoas e no mundo.

 

2ª Idade – Autonomia vs Duvida e Vergonha – do 1º até o 3º ano

Neste período a criança passa a ter controle de suas necessidades fisiológicas e responder por sua higiene pessoal, o que dá a ela grande autonomia, confiança e liberdade para tentar novas coisas sem medo de errar. Se, no entanto, for criticada ou ridicularizada desenvolverá vergonha e dúvida quanto a sua capacidade de ser autónoma, provocando uma volta ao estágio anterior, ou seja, a dependência.

 

3ª Idade – Iniciativa vs Culpa – do 3º ano até o 6º

Durante este período a criança passa a perceber as diferenças sexuais, os papéis desempenhados por mulheres e homens na sua cultura (conflito edipiano para Freud) entendendo de forma diferente o mundo que a cerca. Se a sua curiosidade “sexual ” intelectual e natural, for reprimida e castigada poderá desenvolver sentimento de culpa e diminuir sua iniciativa de explorar novas situações ou de buscar novos conhecimentos.

 

 

 

4ª Idade – Industria/Mestria vs Inferioridade – do 6º ano até o 12º ano

Neste período a criança está sendo alfabetizada e frequentando a escola, o que propicia o convívio com pessoas que não são seus familiares, o que exigirá maior sociabilização, trabalho em conjunto, cooperatividade, e outras habilidades necessárias em nossa cultura. Caso tenha dificuldades o próprio grupo irá criticá-la, passando a viver a inferioridade em vez da construtividade.

 

 

5ª Idade - Identidade vs Difusão – 12º ao 18/20º ano

 

O jovem experimenta uma série de desafios que envolvem suas atitudes para consigo, com seus amigos, com pessoas do sexo oposto, amores e a busca de uma carreira e de profissionalização. Na medida em que as pessoas à sua volta ajudam na resolução dessas questões desenvolverá o sentimento de identidade pessoal, caso não encontre respostas para suas questões pode se desorganizar, perdendo a referência.

 

 

6.ª Idade – Intimidade vs Isolamento - dos 18/20 até 30 e tal anos

Nesse momento o interesse, além de profissional, gravita em torno da construção de relações profundas e duradouras, podendo vivenciar momentos de grande intimidade e entrega afectiva. Caso ocorra uma decepção a tendência será o isolamento temporário ou duradouro. O perigo do estágio da intimidade é o isolamento, a evitação de relacionamentos, quando a pessoa não está disposta a se comprometer com a intimidade.

 

 

7.ª Idade – Generatividade vs Estagnação - dos 30 até 60 e tal anos

 

O estágio da generatividade caracteriza-se pela preocupação com o que é gerado e com o estabelecimento de orientações para as gerações que estão por vir. Essa transmissão de valores sociais é uma necessidade para o enriquecimento dos aspectos psicossexuais e psicossociais da personalidade. Quando a generatividade é fraca ou não recebe expressão, a personalidade regride e sente-se empobrecida e estagnada. A virtude do cuidado se desenvolve durante esse estágio. Pode aparecer uma dedicação à sociedade à sua volta e realização de valiosas contribuições, ou grande preocupação com o conforto físico e material.

 

 

8.ª Idade – Integridade versus Desespero - depois dos 65 anos

 

Se o envelhecimento ocorre com sentimento de produtividade e valorização do que foi vivido, sem arrependimentos e lamentações sobre oportunidades perdidas ou erros cometidos haverá integridade e ganhos, do contrário, um sentimento de tempo perdido e a impossibilidade de começar de novo trará tristeza e desesperança.