Experiência Precoce

 

Assim como os educadores se tornaram mais sensíveis ao ensino de crianças de meios culturais variados, também têm procurado responder às necessidades das crianças com capacidades e incapacidades especiais.

Três das mais frequentes origens de problemas de aprendizagem são o atraso mental, as perturbações da atenção e as dificuldades de aprendizagem.

- Atraso mental

É um funcionamento intelectual significativamente inferior ao normal. é indicado por um QI de cerca de 70 ou inferior, acompanhado por uma deficiência no comportamento adaptativo apropriado à idade (como a comunicação, competências sociais e independência pessoal), surgindo antes dos 18 anos de idade. Com um meio ambiente precoce que providencie apoio, estimulação, orientação e ajuda continuada, muitas crianças com atraso mental podem esperar evolução razoável. A maioria das crianças com atraso mental pode beneficiar da escolaridade.

- Hiperactividade e perturbação da atenção

A perturbação de hiperactividade com défice de atenção (ADHD) é a condição psiquiátrica mais frequentemente diagnosticada em crianças. Caracteriza-se por desatenção persistente, impulsividade, baixa tolerância à frustação, distracção e uma grande actividade em locais e tempos inadequados, como por exemplo na sala de aula. A (ADHD) parece ser, pelo menos em parte, hereditária. Actualmente, crê-se que é causada por uma irregularidade no funcionamento carebral na região que inibe os impulsos. Os conflitos familiares podem contribuir para o problema. Se não for tratada, pode conduzir a extrema frustração, alienação, insucesso na escola, comportamento anti-social ou consumo de drogas.

- Dificuldades de aprendizagem:

A deslexia é a condição mais diagnosticada, dentro do vasto número de dificuldades de aprendizagem, perturbações que interferem com aspectos específicos da realização escolar, resultando numa realização substancialmente inferior da que seria de esperar dada a idade, inteligência e duração da escolaridade da criança. As crianças com dificuldades de aprendizagem têm frequentemente inteligência média e visão e audição normais, mas parecem ter problemas no processamento de informação sensorial.Tendem a ser menos orientadas para a tarefa e a distrair-se mais facialmente do que as outras crianças.

- A vida de crianças sobredotadas:
O problema das crianças sobredotadas deriva, em parte, de uma escolaridade não satisfatória: inflexibilidade, ênfase exagerade nas notas , falta de situações desafiadoras e de apoio dos professores (Janos § Robinson, 1985). Muitas crianças brilhantes tentam não evidenciar a sua inteligência para se ajustarem aos seus colegas (R.D.Feldman, 1982).
As crianças identificadas como sobredotadas tendem a ter pais com um nível alto de escolaridade, realizados, com um casamento feliz, que gastam mais tempo com elas, respondem Às suas perguntas e encorajam a sua criatividade. Os lares das crianças dotadas que têm fraca realização escolar são, muitas vezes, menos harmoniosos (Janos§ Robinson, 1985).

Diversas organizações estudam a educação das crianças em associações de classes desfavorecidas.

Variedade de estímulos - há crianças sobredotadas que se sentem frustadas por saberem tudo e outras menos dotadas que se sentem frustadas por não saberem quase nada.
É muito importante o desenvolvimento e a estimulação precoce. Não devemos tornar as crianças diferendes demais. Devemos "espicaçar" as crianças no sentido de as estimular.
Aceleração negativa - crescimento intelectual sofre uma aceleração negativa, ou seja, devemos estimular antes dos 5 anos. Pois, a partir desta idade, temos tendência a estabilizar. Mas não significa que estejemos a regredir.