Milwaukee Project

13-05-2010 23:46

 Este projecto começou no ano de 1960 e destinava-se a melhorar o QI e o aproveitamento escola de crianças em risco e estudar os efeitos da estimulação intelectual em crianças de meios desfavorecidos.

Crianças de meios desfavorecidos

O investigador Rick Herber decidiu analisar na altura  as estatísticas que se referiam a cidade de Milwaukee.

As suas atenções centraram-se então num dos bairros onde o meio era desfavorável, e as crianças tinham um “nível mental muito atrasado” para a idade.

O projecto

Herber seleccionou então 40 recém-nascidos daquele bairro, em que todas as suas mães tinham um QI inferior a 8O e em que na maioria dos casos, o pai estava ausente. Os bebes foram divididos num grupo de controlo, e um grupo experimental. As mães deste último grupo foram ensinadas e treinadas para poderem educar melhor os filhos, tanto a nível intelectual, como de cuidados com a alimentação, etc. Todas as crianças foram acompanhadas quase diariamente, várias horas por dia. Aos 6 anos, o programa terminou. De seguida as crianças entraram numa escola local. Todas foram testadas o mesmo número de vezes durante o projecto.

Os resultados

No final, pode-se verificar uma diferença significativa no QI das crianças de ambos os grupos. Enquanto no grupo experimental o QI médio era de 120, no grupo de controlo era apenas de 87. Contudo, depois de deixarem os programas, o seu QI começou a diminuir, passando para 105 no grupo experimental, e 85 no grupo de controlo.

Controvérsia

De toda a controvérsia gerada em torno tanto da investigação como do investigador, destaca-se o facto de nunca terem sido realmente publicados os resultados da investigação. Contudo este estudo é muitas vezes referido em livros de psicologia para escolas e mesmo universidades, sem que seja apresentada qualquer crítica.

“High/scope”

A filosofia “high/scope” de educação infantil desenvolveu-se nos Estados Unidos na década de 1960. Esta filosofia baseou-se nas teorias de Piaget sobre o desenvolvimento infantil. As crianças aprendem fazendo, sempre com o acompanhamento dos pais, e não de uma outra pessoa destinada para aquela função. Esta abordagem engloba todas as vertentes humanas (intelectual, emocional, física social, etc.). Todas estas vertentes são trabalhadas a partir de exercícios diferentes, de modo a estimular cada uma delas. Um dos aspectos importantes deste projecto é que as crianças podem escolher o seu plano de trabalhos e no final ainda podem discutir sobre o resultado do trabalho que fizeram.

Origem

Davis Weikart, como director dos serviços especiais na Ypsilanti (Michigan), interessou-se especialmente pelo fracasso escolar em bairros de risco, sendo eu estes estudantes revelavam valores muito baixos nos testes de QI.

Junto com diversos colaboradores e organizações, Weikart trabalhou em projectos relacionados com a educação em crianças na idade pré-escolar, sendo que abriu a primeira escola desse tipo em Michigan.

Criaram então um programa, que deveria ser seguido pelas crianças para a melhoria das suas capacidades sociais e emocionais. O programa continha processos de aprendizagem contínua que apoiava até os talentos de cada um.

 

Actualmente este programa é utilizado com sucesso tanto em escolas públicas como privadas, dos mais novos aos últimos anos de escolaridade.